quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Tá hoje vou contar sobre a casa onde estou e a família! Preparem-se porque o texto é loooooonnnnnggoooooo... :P


ACOMODAÇÃO E A FAMÍLIA

Estou hospedada num sistema de Homestay: fico na casa de uma família que é paga para me hospedar e oferecer refeições conforme prévio acordo - no meu caso, café e jantar - e que pode estabelecer algumas regrinhas de convivência para o estudante. Estou com a família Mohamed, são ingleses com origens no Paquistão e Escócia.
A princípio achei a família ótima! A minha anfitriã, com quem tenho mais contato, é Rubeenah (leia-se Rubina com r inglês) é muito simpática, tem 40 e poucos anos e parece uma indiana (o Paquistão é pertinho da Índia). Ela é meio bonita sabe... usa até aquele lápis fortão em volta dos olhos (descobri que ela usa delineador e não o tradicional cajal). Ela é uma dona de casa, se veste de maneira meio indiana meio ocidental, sempre elegante, e parece ser culta e inteligente...
Enfim, Rubeenah me tratou super bem,  me deu várias dicas, ajudou bastante, sempre pergunta se preciso de algo, se quero ajuda, etc.
Ela tem dois filhos de 10 anos, o menino Haroon (leia-se Rarún)  parece fisicamente meu irmão, Luciano, quando era pequeno, mas é meio fechado comigo e é malcriado, manhoso e desobediente com a mãe, ou seja, de vez em quando ela tem que dar uns gritos nele e ele aos berros choraminga de volta... Nao tenho paciência pra ele e ele não se interessa muito por mim também então é cada um na sua.
A menina Aaminah (leia-se Âmina) é um doce e muito lindinha! Ficamos um tempão conversando no dia q cheguei e ela ficava me olhando de um jeito engraçado... prestando muita atenção e de vez em quando me elogiava. Toda fofa! Disse que meu inglês é ótimo, ficou encantada com meu cabelo e por fim concluiu que sou uma pessoa interessante. Menina esperta ehehhehe :)
Com o marido de Rubeenah, Ashfaq não tenho muito contato. Só trocamos bom dia, boa noite etc.
A única área em que tenho contato com a familia é na cozinha ou nos corredores, pois a sala é um ambiente fechado com porta e tive a impresão que não sou bem-vinda lá (é a privacidade deles...)

Rubeenah apesar de tudo o que eu disse antes é tambem bastante rígida com algumas coisas.
- Para o jantar a princípio ela disse que eu poderia chegar até 21:30, no dia seguinte disse que seria até as 20h (!), se chegar além disso fico sem jantar pq eles dormem cedo e se eu usar a cozinha após esse horário vou incomodá-los.(detalhe saio da escola 18h e a viagem pra casa leva 1:30h, então é sair da aula e vir pra casa).
- O banho é um só por dia, de até 10 min. e também só até as 21:30h pra nao incomodar. Pra mim é muito estranho ter que escolher entre tomar banho de manhã ou à noite então estou dando uma enroladinha sabe... banho de gato de manhã e um banho melhorzinho à noite ou vice e versa. (E quem disser que no frio não precisa de tanto banho é porque não conhece o metrô de Londres na hora do rush!) E mais, tenho que tomar banho na banheira mas com o chuveirinho de mão e como não tem cortina tem q ser abaixadinha pra nao molhar tudo. E tem ainda outros dois estudantes na casa então às vezes tenho que esperar (tem um que demoooorraaaa) e confiar neles também porque somos nós que limpamos o banheiro a cada vez que usamos. Acho que Rubeenah nem entra lá.
- Segunda-feira ela incluiu mais uma regrinha, essa é de matar: evitar o uso do banheiro após as 22h porque a casa é velha e o piso de madeira range. Fico no 3º andar da casa no quarto bem acima do dela então qualquer movimento faz barulho. Faz um barulhão mesmo, mas com o frio e fazendo a principal refeição à noite tenho muita vontade de ir no banheiro no meio da noite e segurar xixi faz muito mal! :/
- Eles têm internet wireless, e posso usar (Thank God!) mas é bem ruizinha, então ela pediu também para não usar o skype com voz à noite porque teria que falar alto e iria incomodar.
- O uso do aquecedor é outro problema. Sei que ninguém (a menos que seja bem rico) deixa o aquecedor ligado direto aqui, mas teve uma noite que chegou a 6º e eu me senti uma mendiga domrindo na rua, sendo que estava cheia de roupa embaixo do edredon! No outro dia comentei com ela que nao consegui dormir de frio e ela disse que não estava frio assim não, que era comum os brasileiros reclamarem do frio e que eles só ligam o aquecimento lá pra final de Outubro, ou em Novembro. :/ (pra ela talvez não mas quem se propõe a receber estrangeitos tem que cuidar do bem estar dos seus hóspedes não é?!) Depois ela disse que eu deveria comprar uma  bolsa de agua quente pra pôr na cama e por fim resolveu me emprestar uma porque ela tem 4! Está ajudando bastante mas não é a mesma coisa ne? O pior é que não me preparei para frio dentro de casa porque na agência me disseram que a temperatura indoor ficaria em  torno dos 20ºC.
- Um outro probleminha que estou me queixando desde que recebi o endereço da casa, é a localização. Fico em Streatham Common, zona 3 quase zona 4 (vejam no mapinha que coloquei no blog, no menu do lado direito). Levo entre 1h a 1:30h no transporte que inclui 1trecho de trem e 2 de metrô (acreditem, essa é a melhor opção!). Resumindo perco cerca de 2:30h a 3h do dia e chego em casa cansadérrima, porque a correria e o calorzão no metrô não é mole não minha gente! Eu volto quase cochilando no trem! (sei que isso é comum numa metrópole como essa, mas assim meu dia não rende e só tenho 2 meses aqui)
- Como se tudo isso fosse pouco, ela disse que não recomenda que eu chegue tarde se sair à noite, porque  não é seguro para eu vir sozinha de metrô+trem para casa (os quais só funciona até 00:00h)...e de ônibus (que rodam a noite toda) pior ainda. Não sei se é sério ou se é para eu não incomodar na hora que chegar, mas... whatever! :/


Enfim, parte do problema de modo geral, é chatice dela e da casa velha e parte também é a minha chatice pois estou um pouco velha pra todo esse controle!
Bem está pago por um mês, mas eu conversei lá na escola (a acomodação foi arranjada através deles)  para ver o que acham da situação. Falei sobre isso durante uma aula e o professor e os alunos ficaram assustados, depois fui até a líder de recepção (que trata de questões não-acadêmicas na escola) e alguns pontos que citei ela não considerou muito não, mas achou que eram queixas relevantes a questão do banheiro só até as 22h e do frio dentro de casa, mas na verdade, acho que o que mais convenceu ela foi a minha cara de desgosto, porque enquanto estiver nessa casa, vou ficar meio cabreira mesmo de sair à noite... e sem sair à noite vou deixar de conhecer uma parte muito legal de Londres e também torna mais difícil fazer amizades porque os colegas na escola só se vêem na aula ou quando saem à noite. Não estou nem falando de farras não, mas é sair para  um pub, ou um show, ou teatro... etc.

Independente do que vai acontecer com relação à estadia desse 1º mês, já estou pesquisando alguns albergues o próximo mês. Encontrei um bem pertinho da escola (5 minutos a pé) e gostei... parece bem organizado e tranquilo (tem uns albergues aqui que tem festa toda noite, afff), tem um lobby espaçoso e tranquilo (talvez dê pra estudar ali, já que no prédio que tenho aula não tem nenhum lugar calmo para estudar), tem wireless, e o preço é bom (13 libras p/ noite com café da manhã) em comparação aos outros localizados no centro e especialmente em comparação ao que pago hoje em homestay (+/- 23 libras p/ noite com café e jantar).

Apesar de tudo isso que eu reclamei aí em cima, não se assustem tá? Está tudo bem, :) Só estou tentando me assegurar que não vou desperdiçar meu pouco tempo aqui em Londres.

Assim que der volto com mais novidades! :)
 :*